
Quer garantir a sua segurança e a do seu veículo? Pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença!
Muitas dicas parecem óbvias quando o assunto é segurança de veículos, no entanto, ironicamente, as mais simples costumam ser as mais ignoradas e representar as maiores brechas de proprietários que passam por algumas dessas situações de risco: assaltos, furtos ou roubos.
São inúmeras as situações que envolvem algum tipo de risco ao condutor e passageiros como, por exemplo, entrar e sair de casa, estacionar na rua, ter que deixar as chaves do veículo com desconhecidos, ficar parado no trânsito, deixar objetos à mostra e etc. Mas como evitá-las?
Quer preservar seus pertences, seu automóvel e sua segurança? Separamos algumas dicas simples, mas que se bem aplicadas, podem fazer uma grande diferença! Veja:
Na hora de estacionar:
1. Se for estacionar na rua, procure locais bem iluminados, em frente à prédios com vigias e próximos à câmeras de segurança. As câmeras e os vigias inibem a ação de ladrões. Caso não seja possível, dê preferência ao local iluminado e movimentado – ruas desertas podem ser perigosas em qualquer período do dia.
2. Lembre-se, um mesmo lugar pode ser diferente durante o dia e durante a noite. Quer um exemplo? Ruas de comércio são extremamente movimentadas até certo horário, porém, após o fechamento dos estabelecimentos ficam desertas. Por isso, antes de estacionar por um longo período, pense em como estará o ambiente nas horas seguintes.
3. Uma das dicas mais óbvias, é também uma das mais ignoradas! Atenção: não deixe nada dentro do carro, nem mesmo sacolas plásticas, suportes de GPS, adaptadores, carregadores e etc. Todo o tipo de objeto pode ser vistos como evidência de que há outros de maior valor. Ao parar o carro remova tudo, guarde sacolas, casacos e caixas – mesmo que vazias, no porta-malas, esconda cabos, carregadores e suportes no porta-luvas, e leve com você objetos de valor.
4. É importante criar o hábito de guardar as compras no porta-malas, sejam elas de mercado, shopping ou de qualquer outra natureza. Muitas pessoas acabam deixando as sacolas ou caixas no banco de trás e isso pode ser um chamariz desnecessário! Além de ser um risco, pois em caso de uma segunda parada, talvez você tenha que passar tudo para o porta-malas quando estiver na rua, chamando ainda mais atenção e ficando vulnerável.
5. Certifique-se de que o carro foi trancado e os vidros fechados! Parece que é bobagem reforçar esse item, mas você sabia que esse é um dos principais equívocos cometidos pelos motoristas? Não importa se sua parada é rápida, se você vai entrar em uma loja por 30 segundos. Sempre tranque, e sempre verifique!
6. Geralmente, manobristas e flanelinhas perguntam quanto tempo você irá demorar até retornar. Atenção, o ideal é sempre falar que será bem rápido! Existem muitas pessoas má intencionadas e se o objetivo for furtar o carro, o ladrão pode desistir ao saber que não terá tempo de agir.
7. Evite deixar a chave com manobristas, lavadores ou vigias de estacionamento. Ao contrário do que você imagina, nesse caso o maior risco não está no furto de objetos de valor, e sim na cópia da chave que é feita rapidamente sem que você perceba. Mas se não tiver alternativa, saiba sempre o nome e identificação do funcionário para quem entregou suas chaves.
8. Seja breve ao entrar e sair do veículo. Não se aproxime com a chave na mão, porém mantenha-a em um local de fácil acesso. Ao entrar no carro, ligue-o imediatamente e saia.
9. Se ao retornar, encontrar alguém mexendo no seu veículo, não se aproxime ou reaja. Passe reto e busque ajuda!
No trânsito:
10. Vai para um lugar que não conhece? Planeje seu itinerário antes de sair de casa! Mesmo que você possua um GPS e/ou outro aplicativo que esteja acostumado a usar, sempre pesquise e reserve alguns minutos para criar uma breve noção do seu percurso.
Lembre-se que caminhos desconhecidos podem levar à lugares perigosos, podem fazer com que o motorista reduza a velocidade ou até mesmo pare o veículo afim de se encontrar ou pedir informações – atitudes que diminuem a atenção e os tornam alvos ainda mais fáceis de ladrões.
11. Não fique conversando, namorando, falando ao celular ou qualquer outra atividade dentro do veículo estacionado, em qualquer período do dia e, principalmente, em locais com pouco movimento. Essas situações provocam distração e tornam os usuários do veículo um alvo fácil.
12. Na hora de parar no semáforo, mantenha sempre uma distância segura do carro da frente. Você terá mais visibilidade e espaço caso seja necessário sair com o carro repentinamente. O ideal é evitar parar totalmente o veículo, por isso, quando for possível, apenas reduza a velocidade e mantenha a primeira marcha engatada. Assim, se um ladrão se aproximar, você consegue acelerar facilmente e sair do local.
13. Ao chegar em casa, antes de entrar na garagem, preste muita atenção ao redor. Esse é um dos momentos mais críticos e com maior índice de ocorrências graves – assaltos, invasão à residências e até sequestros. Se você notar alguma pessoa ou veículo com comportamento suspeito, dê mais uma volta no quarteirão e informe a polícia. Nesse caso, sistemas de Monitoramento Assistido também são muito eficientes, pois acompanham a entrada e saída dos moradores da garagem e têm respostas mais rápidas em caso de emergências.
Outras dicas:
14. Não cole adesivos que mostrem informações pessoais como times, universidades, academias, empresas, bairros ou qualquer outro que possa demonstrar lugares que você frequenta, poder aquisitivo, atividades que vocês pratica ou outras informações que revelem demais sobre você.
15. Não guarde no porta luvas ou em qualquer compartimento do carro, boletos bancários, cartões, correspondências, carteira de motorista ou registro do carro. Os documentos do carro devem estar sempre com você e jamais dentro do veículo.
Em caso de roubo, os criminosos que estiverem em posse dos documentos podem ter mais facilidade para vender e usar seu veículo. Além disso, informações pessoais que constam nesses documentos como, por exemplo, o endereço, podem facilitar o acesso à sua casa.
16. Cuidado com golpes! Pessoas que deixam o carro na rua, principalmente, nas grandes cidades, estão sujeitas à golpes. Por isso, ao notar falhas mecânicas no automóvel, quando o mesmo estiver parado na rua, não aceite ajuda de estranhos. Ligue imediatamente para o seguro ou para uma pessoa de sua confiança e aguarde. “Falsos mecânicos” e ladrões oportunistas surgem em momentos como esses para assaltar o proprietário do veículo, assim como o próprio veículo.
17. Caso seja possível, utilize e deixe visível alguns dispositivos de segurança como: correntes de direção, chaves interruptoras e trancas de direção. Esses são alguns dos dispositivos que podem ajudar na hora de desencorajar um roubo. Esse tipo de ação deve ser rápida e o grau de dificuldade irá aumentar o tempo de execução, fazendo com que o bandido desista com mais facilidade. É importante lembrar que eles podem não evitar que um criminoso mais experiente aja, mas certamente são eficientes diante de ladrões casuais e oportunistas.
18. E se você pode investir em equipamentos, utilize equipamentos modernos de segurança como bloqueadores, rastreadores e localizadores que são muito eficazes na prevenção a furtos e roubos.
Bom, sabemos que mesmo com as dicas de segurança, surpresas desagradáveis podem acontecer. Por isso, em caso de roubo, mantenha a calma e não reaja. Se estiver dentro do veículo, não faça movimentos bruscos, responda somente o que for perguntado e sinalize cada movimento a ser realizado. Assim que possível, entre em contato com a polícia.