O que você conhece sobre acessibilidade? Você depende dela no seu dia a dia? Você fornece acessibilidade nos locais pelos quais é responsável?
Facilitar o acesso para pessoas com mobilidade reduzida é um ato de cidadania, mas muito mais do que isso: é lei instituída por decreto federal pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Continue lendo e saiba mais sobre acessibilidade e dicas para garantir o acesso e a segurança destas pessoas em prédios, condomínios, empresas e comércios. Afinal, a inclusão começa por nós mesmos!
Formas de melhorar a Acessibilidade
Rampas
As rampas de acesso devem existir em locais com degraus e/ou que apresentem desníveis que impeçam a circulação de uma cadeira de rodas. A preferência é que essas rampas estejam posicionadas ao lado das escadas ou degraus. É importante salientar que as rampas de acessibilidade devem ser antiderrapantes e com corrimão em ambos os lados, garantindo então a segurança dos transeuntes.
Piso tátil
Necessário para usuários com deficiência visual, o piso tátil é recomendado para ampliar o acesso e a autonomia de tais pessoas ao transitar em locais públicos e/ou movimentados.
Esse piso, que tem texturas diferentes, ajudam o deficiente visual a se localizar e ter ciência da direção certa e segura para caminhar. O ideal é que ele seja interativo e tenha seu início/término perto de portas, escadas e elevadores como uma forma de indicar o caminho ao cidadão.
Deve-se ficar atento ao piso comum do ambiente. Os pisos muito polidos, lisos ou tapetes podem causar acidentes.
Portas
Adaptar as portas também é necessário para que os cadeirantes possam transitar entre os locais. A largura deve ser suficiente para a passagem de uma cadeira de rodas, enquanto a maçaneta deve ser instalada numa altura entre 80cm a 1,20m do chão.
Elevadores
Assim, como as portas, os elevadores também precisam ser largos e espaçosos, tendo pelo menos 1,50m para manobras das cadeiras de rodas. Os botões e interfones devem estar também entre 80cm e 1,20m de altura do chão.
Para acessibilidade de deficientes visuais, os botões devem ter legendas em braile e deve ser instalado sistema sonoro para que eles saibam em que andar se encontram.
Vagas de Estacionamento
As vagas de estacionamento devem ser mais largas que o convencional, tendo o espaço necessário para que o cadeirante possa entrar e sair do veículo, montar e desmontar a cadeira. Além disso, elas devem ser próximas às portas de acesso e elevadores.
Grávidas, pais e mães com crianças de colo, deficientes visuais e idosos também têm direito às vagas preferenciais; cada qual com seus respectivos cartões de acesso fornecido pelo órgão responsável.
As vagas devem ser bem sinalizadas e pintadas com o símbolo internacional do acesso no chão.
Essas e outras dicas sobre condomínios e segurança, você encontra aqui no blog da Peter Graber. Para contratar os nossos serviços, entre em contato 😉