Além de segurança, qualidade de vida é um tópico importantíssimo a ser debatido dentro dos grupos condominiais, assim como a implementação de ações para redução da quantidade de lixo e melhor direcionamento do lixo reciclável. Desta forma, é possível criar hábitos saudáveis para um condomínio mais sustentável, reduzindo então o impacto ambiental causado por grandes grupos de pessoas.
É difícil orientar, mensurar e/ou supervisionar a ação de famílias que moram em casa; mas quando estamos inseridos em grandes grupos de pessoas – principalmente na representação deste – temos a oportunidade de motivar hábitos conscientes em prol do meio ambiente e do planeta Terra. E por isso, reunimos algumas dicas bacanas para que você inspire um condomínio mais sustentável e reduza o dano ambiental causados nos últimos séculos.
Luzes com sensores de movimento
As luzes com sensores de movimento colaboram com um condomínio mais sustentável pois evitam o consumo desnecessário de energia elétrica. Elas acendem somente quando captam a presença de movimentos no local. Com isso, também é possível reduzir os custos do condomínio.
Coleta Seletiva
Se seu condomínio ainda não faz coleta seletiva, meu amigo, comece agora mesmo! É imprescindível, em pleno ano 2019, que tenhamos a consciência da quantidade do lixo que produzimos e tentar reduzir essa quantidade o máximo possível.
Ter caçambas exclusivas para lixo comum e lixo reciclável já ajuda bastante, mas para ter um condomínio mais sustentável de verdade, é mais bacana ainda incentivar a separação do lixo por tipos. Assim, cria-se um novo hábito entre as famílias e fica mais fácil direcionar cada tipo de lixo para a reciclagem correta.
Campanhas de coleta de lixo eletrônico
Um tipo de lixo que ninguém fala é sobre o lixo eletrônico. E você sabe o impacto dele?
Fios, pequenos sistemas elétricos, pilhas, baterias e derivados contém compostos químicos extremamente danosos ao solo, ao meio ambiente e à nossa saúde, como chumbo, bário, arsênio, mercúrio e alguns outros que tem um verdadeiro palavrão como nome.
O descarte inadequado de resíduos eletrônicos é um verdadeiro perigo. Ao chegar nos grandes lixões, começam a se decompor em contato com outros tipos de lixo e contamina o solo, podendo então contaminar nosso alimento e nossa água. Isso quando chega lá.
Muitas vezes, pessoas de todos os tipos vêem esse tipo de lixo e pegam para si com a intenção de vender fios de cobre sem saber do perigo que está exposto ao manusear tais aparelhos abandonados.
Mas o que fazer com esse tipo de resíduo então? Para um condomínio mais sustentável e consciente, crie ações de coleta de lixo eletrônico. Ao obter quantidade considerável, direcione para pontos de coleta desse tipo de lixo, onde faz a separação, reutilização e reciclagem adequadas.
Crie hortas coletivas
Se é pra falar de qualidade de vida, é bom pensarmos na quantidade de agrotóxicos que nós e nossas crianças estamos consumindo atualmente.
Se seu condomínio é grande e com uma boa área verde, criar uma horta seletiva pode mudar a vida da sua comunidade.
Além de consumir alimentos orgânicos e muito mais saudáveis, pode-se também elaborar atividades junto com as crianças para plantio, cultivo e colheita. Desta forma, desenvolve-se a consciência coletiva entre as famílias.
Campanhas de arrecadação de agasalho
Porque um condomínio mais sustentável não é só aquele que planta e recicla, mas também aquele que cria ações sociais e ajudam aquelas que necessitam.
Campanhas de agasalho em épocas de frio é essencial para ajudar os moradores de rua a se manterem aquecidos. Nesta época, há muitas mortes por hipotermia de moradores de rua.
Além de praticar o desapego e dar aquela desafogada no guarda roupa, você ainda ajuda quem precisa. Só vemos vantagens!
Para essas e outras dicas de segurança e convivência em condomínios, continue acompanhando nosso blog.
Entre em contato para contratar nossas serviços de tecnologia da segurança!